Um olhar sénior sobre a Azulejaria da cidade

 

No passado dia 4 de maio, os nossos seniores participam na ação “Escolas SOS Azulejo”, promovida pelo Município de Braga, através do Serviço de Arqueologia. A atividade enquadra-se no projeto nacional do Museu da Polícia Judiciária “SOS Azulejo” e que pretende sensibilizar para a salvaguarda do Património Azulejar.

Os seniores tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada aos Azulejos do Convento do Pópulo, ao Palácio do Raio e à Capela de São Geraldo. Espaços familiares na nossa cidade, visitados por tantos, cujo olhar atento permite conhecer um valioso património cultural.

A visualização de um filme revela-nos o processo de restauro realizado nestes painéis. Mas, surpreendentemente podemos observar in loco aos trabalhos de restauro e reabilitação do revestimento azulejar da Capela de São Geraldo, intervenção necessária à salvaguarda deste imóvel artístico, que reflete a história da nossa cidade.

Um dia dedicado à cultura que terminou com a visita à Exposição de Fotografia na Fonte do Ídolo e a alguns edifícios nas ruas do centro histórico, agora com um novo olhar sobre as suas fachadas azulejadas.

error: Content is protected !!